Ponto de partida: tudo sobre a candidatura



Na UFPE você pode fazer intercâmbio de duas maneiras: 1- Bolsa de estudos (Santander Universia, Ciência sem Fronteiras, Erasmus...) 2- Por conta própria. Para ser intercambista com bolsa é preciso ficar atento às informações do site da  Cooperação internacional e da Ascom UFPE para saber quando começam as inscrições para os programas de intercâmbio. 

Já quando você vai por conta dos seus pais própria, os procedimentos a serem seguidos são esses:


Para viajar em Setembro o estudante precisa se candidatar de 14 a 28 de FEVEREIRO

Para viajar em Fevereiro o estudante precisa se candidatar de 1 a 15 de AGOSTO

Os pré-requisitos para ser intercambista durante a graduação são:



  1. ter concluído 1 ano acadêmico (estar no 3º período,no mínimo)
  2. o seu coeficiente de rendimento escolar (sua média) tem que ser igual ou superior a 7,0
  3. você só pode ter 1 reprovação
Se você preencher esses pré-requisitos então já é possível escolher a universidade para onde você quer ir (olhar se tem seu curso, se as disciplinas são ofertadas num idioma que você domine,etc.). A documentação exigida pela cooperação é a seguinte:

- Preencher o Formulário de inscrição para o programa de mobilidade acadêmica internacional da UFPE que está disponível no site da Cooperação Internacional
- Levar o Histórico Escolar carimbado e assinado pela coordenação do seu curso (aquele que a gente imprime no sig@)
- 1 Foto 3x4
- Certificado oficial de proficiência da língua do país de destino:

França: DELF (intermediário)
Espanha: DELE (intermedíário)
Inglaterra: IELTS (6,0) ou TOEFL (80)
Alemanha: Zertifikat Deutsch als Fremdsprache- ZD( nível 1) ou teste onDaF (nível A2)

Adiantando as coisas:

Para não ter que correr contra o tempo quando você finalmente for aceito pela universidade escolhida, tem algumas coisas que você pode e deve ir adiantando:

1- Tire o passaporte ( vá no site da Polícia Federal, preencha o cadastro, agende o dia pra tirar a foto e melar os dedinhos e pague o boleto)
2- Procure saber se a universidade que você escolheu disponibiliza alojamentos, ou se tem parceria com dormitórios, repúblicas,etc.
3- Procure saber tudo a respeito sobre seguro-saúde e visto (acredito que esses são os pontos mais chatinhos e burocráticos da candidatura
4- Procure por pessoas que já fizeram intercâmbio na instituição que você escolheu para saber se vale a pena, saber quanto você irá gastar por média enquanto estiver fora..essas coisas 


É isso, a cooperação internacional da UFPE não costuma negar a candidatura de quem vai por conta própria, a não ser que 10 pessoas do mesmo curso escolham ir para a mesma universidade, por exemplo. Mas  a UFPE depende também do número de vagas disponibilizadas pelas instituições.


Mais informações:
Cooperação Internacional UFPE
(81) 2126.8006

Beijos,
Thaís

0 comentários:

Postar um comentário