ê pá! fooogo!



Se você é brasileiro, nunca veio a Portugal ou nunca conviveu com um português, não vai entender o título desse post. Vou falar um bocadinho do que eu já 'percebi' do português de portugal que, por sinal, eu  acho muito engraçado, meio cantado,sabe? Ah, e descobri que não é só de "ora pois" e "pois,pois" que vive esse português, como sempre ouvimos nas imitações que fazem dos tugas no Brasil.
Vocabulário: tuguês

Bué é muito
Fixe é legal,interessante ou até bonito(a)
Eles usam quase sempre a expressão "estás a cagar pra mim" ou "estás a cagar pra tal coisa" . Eu acho nojento, mas ..ok
Bunda é uma coisa 'obscena' , brasileira demais. Aqui se fala Cu e Rabo
Caralho não, o palavrão aqui é caraças
Eles falam "foda-se" como se fosse "beleza,tá massa"
Abestalhado é Parvo
Levar injeção na bunda é, simplesmente, tomar uma pica no cu.
Parada de ônibus é paragem
E ônibus é autocarro
Sandes não é o plural de Sundae escrito errado, e sim Sanduíche
Um puto é só um menino/uma criança
Homem veste camisola (camisa)
Mulher veste cuecas(calcinhas)
E chamar o vendedor de panelas de paneleiro talvez seja meio arriscado
Sorvete aqui é gelado (dã,quente é que não podia ser kkk)
Faixa de pedestres aqui é passadeira
Suco é sumo
Chopp é Fino
Violão é guitarra
Propina é a taxa que os estudantes pagam pra estudar nas universidade públicas (no Brasil também tem,só que não tem muito a ver com educação,né? kkk)
Giro não é uma volta de 360°, e sim algo bonito
Eles falam 'Arry Potter','Eavy Metal', mas na hora de falar Ketchup, usam a pronuncia do inglês americano,vai entender
Ah, e o tal do "fooogo" é tipo quando alguém diz "porraaan"
E eles falam "pá" o tempo inteiro, isso é tipo o "Bah" lá do sul do Brasil
As pessoas falam que Bicha aqui é fila,mas não tem nada disso, fila é fila

*Esse post foi inspirado num sambinha de uns meninos do Porto que eu encontrei num dos grupos de Erasmus da vida: https://soundcloud.com/sambasemfronteiras/brasil-em-portugal-samba-do


A medida em que eu for aprendendo mais coisas vou atualizando esse post!

Beijos,
Thaís


0 comentários:

Postar um comentário