Pra não dizer que não falei do fado



Eu ouço minha avó cantar fado português desde que me entendo por gente. Meu tio veio viver aqui ainda jovem, casou e teve duas filhas (lindas) no país. Voinha veio visitá-lo e se apaixonou pelo Fado de Lisboa - existem dois tipos de Fado diferentes, o de Lisboa,  que pode ser cantado por homens e mulheres, e o de Coimbra, cantado somente por homens trajados com a capa de estudante. Quando cheguei aqui, sabia que tinha que ir ouvir fado pelo menos uma vez. Fui três.

Entre todos os fados que ouvi, três me marcaram. Esse aqui é o que eu mais gosto e sei cantar todinho. É muito lindinho. Vale à pena ir ao Café de Santa Cruz ouvir os senhorzinhos cantando lá e a entrada é gratuita, só não lembro em que dias.

Amor a Coimbra e Serenata do Mondego:

Esse aqui é um fado Lisboeta, o que minha avó, sem nem sonhar que um dia eu iria morar em Coimbra, já cantava pra mim, quando eu era pequena haha. Eu lembro demais dela cantando "Cuiiiimbra do Choupaaaal". Na época, achava a coisa mais triste do mundo esse tipo de música. Agora, acho mais ainda kkk. Com vocês, Amália Rodrigues:

Coimbra:



Esse outro aqui é o mais conhecido entre os intercambistas, sem dúvida. É aquele que diz que "Coimbra tem mais encanto na hora da despedida". Se não for verdade, eu cegue. Ouçam essa lindezinha, mas não garanto que vão ficar de boa depois de escutarem. É muito sufrimentooo.

Balada da despedida:
De: Fernando Machado Soares




Beijos,
Thaís

1 comentários:

Postar um comentário