Em terras lusas - Por Lorena Aquino


É com muito prazer que nós do '5 meses em Coimbra' vamos dar início a série "Em terras lusas" , espaço para que pessoas que já viveram ou ainda vivem em Portugal possam nos contar um pouquinho do que é viver nesse país tão querido. Pra começar, vamos ver o que Lorena, uma querida que fez intercâmbio na UC tem a nos dizer:




Coimbra é nossa; Coimbra é nossa e há de ser



Para vocês, meninas, que viajarão ao lugar mais querido :)

Há um fado famoso que diz que Coimbra é a capital do amor em Portugal. Todo texto que eu começo falando da cidade, não consigo fugir de concordar com a afirmativa. Não que vocês necessariamente vivam romances incríveis, mas consigo entender os universitários que sentem saudades sinceras do lugar, sem precisar da ajuda da uma alma gêmea. Coimbra pode ser a alma gêmea de vocês por cinco meses... E é uma companheira querida que não deixa a desejar.

Com a sua licença, não consigo conseguir fazer um texto apenas com a cabeça!


Foto tirada por Lorena, que além de fofa tira fotos lindíssimas!!

Quando vocês estiverem à beira do Rio Mondego que virem a Universidade lá em cima pela primeira vez (acho que será uma visão recorrente, já que precisarão atravessar o rio diariamente), por menos sentimental que cada uma pode ser, não vai deixar de rolar um sorrisinho. A cidade exala juventude em cada esquina, em cara estudante de Hogwarts, em cada cerveja portuguesa ruim deixada à beira da Praça da República nas terças e quintas de madrugada. Em cada festa tradicional, em cada lenda urbana e em cada coimbrão que te contar a história trágica de Pedro e Inês (peçam para ouvir e morram de amores).

Em toda grama verde onde os europeus tem mania de sentar para tomar sol, vai ter gente de fato (e não de facto; a reforma ortográfica vai fazê-los confundir à beça), calça e sapatos  sociais. Coimbra é onde a ideia de universidade muda. O campus é histórico, é a segunda universidade mais antiga da Europa, os nomes das ruas (estreitas) têm significado. As esquinas contam histórias (as pichações das paredes também! E muitas!)

Mas daqui a seis meses, as histórias das esquinas vão ser mais de vocês do que de qualquer pessoa da cidade. Cada uma faz o intercâmbio do seu jeito, mas acho que ao fim de um tempo em Coimbra, o sentimento de posse é o mesmo. A cidade será de vocês, ninguém vai conhecer tão bem cada buraco da cidade. Os azulejos portugueses, lojas de souvenir e porcelanas vão rechear as malas com uma anedota diferente sobre o dia em que cada um dos presentinhos dos amigos foi comprado. Os donos dos bares vão ser amigos e as escadas da Faculdade de Letras vão continuar incompreendidas.

Aqui eu não vou me alongar em ensinar os truques da língua e da cultura portuguesas, é muito mais legal aprender sozinho a diferença do idioma deles para o nosso. Português de Portugal, além de lindo, é fascinante por ter um monte de individualidades.  Ouçam fado, dancem viravira, vão à Festa da Latada. Também conheçam Aveiro, Figueira da Foz, Leiria, Serra da Estrela (onde há neve em Portugal!), Óbidos e todas as cidades próximas que puderem. Arrependome a-mar-ga-men-te de não ter reservado um tempinho pra isso e me preocupado em ir mais pra longe do que para perto. 

Eu poderia escrever mais algumas páginas sobre a cidade, sobre meu tempo por lá, minha experiência. Poderia detalhar um monte de coisas, se me pedissem, mas eu faria tudo ficar sem graça. É melhor vocês deixarem pra ver e contar com os próprios olhos, mãos e bocas. 

Por fim, quero alertá-las que, além de ensinar a beber com a mão direita e nunca deixar um copo vazio (seja de vinho, cerveja, sangria ou qualquer shot louco), Coimbra foi feita pra deixar saudade. A malta de lá é bué de fixe. Um “beijinho grande”!

Lorena, 17 de agosto de 2013

Sentindo falta de Coimbra desde fevereiro de 2011

Todas essas também são fotos de Lolly <3



Depois desses texto lindo de viver nós só temos que agradecer a Lorena pelas palavras e por nos deixar ainda mais ansiosas haha.


Beijo,
Thaís

0 comentários:

Postar um comentário