Reunião de intercambistas



Hoje pela manhã nós três fomos a  reunião de intercambistas promovida pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFPE, no auditório Newton Maia. Na ocasião estiveram presentes representantes da DRI e da Receita Federal (mais especificamente 2 mulheres que trabalham na Alfândega). O evento foi legal pq podemos tirar dúvidas sobre como ficará nossa situação aqui na universidade, o que devemos e podemos levar na mala, como deve ser o comportamento de um intercambista e outras coisas do tipo.

Pra mim, o ponto alto da reunião foi o momento em que as duas moças da alfândega explicaram o que precisa e o que não precisa ser declarado na receita. Abaixo tem umas dicas importantes:


*Antes de viajar
- Se você for sair do Brasil portando valores em espécie é necessário declarar se o montante for superior a R$ 10.000,00 (ou o equivalente na moeda estrangeira)
-Pra declarar você entra aqui nesse endereço
- Não segurar mala de NINGUÉM. Por mais que você sinta vontade de ajudar alguém que está com muitas malas ou qualquer problema, não é aconselhável fazer isso num aeroporto pq teoricamente todo mundo é 'suspeito'

*Voltando de viagem
-O que você pode trazer do exterior sem pagamento de imposto:
1- bens de consumo ou uso pessoal como: roupas,calçados, artigos de higiene, entre outros, desde que as quantidades e características sejam compatíveis com a duração e as circunstâncias de sua viagem.
2- Livros e periódicos
3- Compras efetuadas e presentes recebidos até o limite de isenção estabelecido*

Panfleto da Receita Federal que recebemos 

OBS: Suas compras serão tributadas se você ultrapassar a cota de isenção no valor de  U$$ 500.00. As compras que excederem o limite de isenção serão tributadas a uma alíquota única de 50%.
- Ficar ligado na hora de passar pela alfândega para que ninguém tente passar junto com você para não ter que declarar nada ou então ser taxado. Você pode ter dor de cabeça na hora de justificar que não conhece aquela pessoa etc e tal.

Enfim, foi basicamente nisso que se resumiu a reunião. Ah,teve também uma garota que havia acabado de retornar de Portugal e deu umas dicas lá e tal. É um evento de praxe aqui na UFPE, todo semestre tem, já que são muitos estudantes viajando.

* A maior parte dessas informações que passei pra vocês eu tirei do panfleto que recebemos das representantes da Receita Federal.

Beijos,
Thaís

0 comentários:

Postar um comentário